A África possui inúmeros desertos, como o Deserto do Saara, da Namíbia, do Kalahari e da Líbia, entre outros. Todos os desertos são grandes áreas de dunas ou planaltos sem irrigação. A maior parte da água pluvial que ocorre nessas regiões é absorvida pela areia ou se evapora sob a ação de ventos secos.
Os desertos possuem índices pluviométricos baixos, menos de 100 mm de chuva anuais nas porções hiper-áridas, menos de 250 mm nas partes áridas e entre 250 mm e 500 mm nas regiões semi-áridas. A grande maioria dos desertos do mundo é quente, mas existem também alguns desertos frios. Nos desertos quentes, a temperatura pode chegar a mais de 49ºC no verão e os desertos frios apresentam temperatura média inferior a 18°C.
Os desertos podem ser de dunas de areia, de montanhas rochosas ou formadas por uma combinação de dunas e montanhas.
Deserto do Saara
O Saara é o maior deserto do mundo, com 8.600.000 km². Localiza-se na região norte da África, faz fronteira com o Mar Mediterrâneo, com o rio Níger, com o mar Vermelho e com o Oceano Atlântico. Pode-se encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. O deserto está atualmente árido. É praticamente impossível viver no Saara, poucos povos habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.
As precipitações, muito raras, acontecem ocasionalmente nas zonas de beira-mar ao norte e ao sul, e o deserto recebe aproximadamente 25 cm de chuva em um ano. As chuvas acontecem muito raramente, geralmente torrenciais após os longos períodos secos, que podem durar anos.
Deserto do Kalahari
Kalahari é um deserto localizado no Sul da África, com cerca de 900.000 km² distribuídos. A formação do deserto é devido a corrente marítima fria de Benguela, que atua na costa sudoeste da África, condensando o vapor de água que vai em direção ao continente, fazendo com que as massas de ar cheguem mais secas ao mesmo.
É árido somente no sudoeste, fazendo do Kalahari um deserto de fósseis. As temperaturas no verão do Kalahari vão de 20 a 40°C. No inverno, o Kalahari tem um clima seco e frio com geadas à noite. As baixas temperaturas do inverno podem ficar abaixo de 0°C. A temperatura no verão em algumas regiões do Kalahari pode alcançar 50°C.
Há grandes reservas de carvão mineral, cobre, níquel e urânio na região.
Deserto da Líbia
O Deserto da Líbia é um deserto africano que está localizado ao norte e leste do deserto do Saara. Abrange uma área de aproximadamente 1.100.000 km². Este deserto é formado apenas de areia e rocha plana, e é habitado pelos Senussis. Há, em muitas partes do deserto, grandes depressões e não há rios ou córregos que drenam para dentro ou para fora da área.
Deserto da Namíbia
Deserto da Namíbia é um grande deserto no sudoeste da África que ocupa uma área de 50.000km². Menos de 1 cm de chuva cai anualmente e o deserto é estéril. A região é considerada como sendo o mais antigo deserto do mundo, tendo permanecido em condições áridas ou semi-áridas há pelo menos 80 milhões de anos. Sua aridez é causada pela descida de ar seco resfriado pela fria corrente de Benguela que passa na costa da Namíbia, podendo chegar a até 60ºC.
Embora o deserto seja na sua maior parte desabitado, há assentamentos próximos de um grupo de dunas de areia, que ultrapassa os 340 m de altura.
Autora: Mariana Onofre