As savanas e campos tropicais estão presentes, na região abaixo do deserto do Saara, estendendo-se até o deserto do Kalahari, e são cortadas pelas floretas tropicais pluviais equatoriais, a oeste, e por regiões montanhosas, a leste.
Estas formações vegetais são influenciadas pelas estações chuvosas e secas que se alternam e se sucedem na região. O ambiente das savanas é caracterizado pela presença de arbustos e gramíneas, plantas bem adaptáveis, de caule oco e capazes de formar pequenos grupos de árvores isolados. Da mesma forma, podem ser encontradas espécies de palmeiras e de baobás, árvores de grande porte que podem viver por mais de mil anos.
Durante a estação seca, são comuns os incêndios naturais, que atuam como agentes constitutivos dos ecossistemas e limitantes das florestas tropicais pluviais e equatoriais.
A savana africana e os campos tropicais constituem parte dos habitats de animais característicos do continente, como os elefantes, os leões, os rinocerontes, as zebras e as girafas, constituindo assim, paisagens vegetais características da África, que devem ser mantidas e preservadas.
Os domínios de montanha
Este tipo de formação vegetal é caracterizado pela presença de plantas adaptadas às diferentes altitudes e às temperaturas mais baixas decorrentes destas variações de altitude.
Na África, estas regiões se situam ao leste do Kalahari, no extremo leste próximo ao Oriente Médio e ao leste das florestas tropicais e equatoriais da região do Congo, acima da linha do Equador.
Nos locais próximos ao Oriente Médio, a vegetação predominante é a desértica e de estepe tropical, marcando o final do deserto do Saara e, não apresentando variações relevantes em relação ao resto do deserto.
Já na porção acima do Equador e a leste das florestas presentes na área do Congo, podem ser observadas vegetações desérticas, de estepe tropical e variações das florestas equatoriais e tropicais do continente. Estas variações são pouco conhecidas e exploradas devido aos conflitos da região em que se localizam (Etiópia e Eritréia), além de apresentarem diferenças no índice pluviométrico anual, que depende da localidade onde aprecem. Nas partes mais altas destes domínios montanhosos, é possível reconhecer pradarias, com vegetação alpina adaptada a climas secos e frios, e áreas arborizadas, que variam de acordo com os índices pluviométricos de cada região, condicionados pelo recebimento de massas de ar úmida de outras regiões, como o Mar Vermelho.
Enquanto isso, nos locais situados a leste do Kalahari, podemos encontrar formações herbáceas e variações das florestas tropicais presentes no continente. A primeira é caracterizada por suas plantas capazes de acumular matéria orgânica no solo, enriquecendo-o; enquanto a segunda possui várias espécies endêmicas de orquídeas e margaridas, nas quais contribuem para a formação de habitats para várias espécies de répteis que vivem na região.
Assim, é possível observar como fatores de relevo e a altitude, podem afetar as paisagens vegetais, criando diversos territórios com grande número de particularidades.
Florestas tropicais nas montanhas situadas a leste do Kalahari, no extremo sul da África
Florestas em montanhas da Etiópia