No continente africano há o predomínio do clima tropical, exceto em algumas regiões, que possuem temperatura elevada devido à sua localização geográfica próxima à linha do Equador, além dos Trópicos de Câncer e de Capricórnio. Quase dois terços do continente africano estão na zona intertropical da terra, apresentando assim altas temperaturas com poucas variações durante o ano. Os climas presentes África são: equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo.
O clima equatorial tem como principal característica ser quente e úmido o ano todo. Esse clima abrange parte do centro-oeste do continente.
O clima tropical é quente e apresenta invernos secos, predominante do centro e sul do continente, incluindo a ilha de Madagascar
O clima desértico é seco, apresentando pequenas quantidades de chuvas anuais. No continente africano acompanha os desertos do Saara e do Caalari.
O clima mediterrâneo é quente, com invernos úmidos. Localizam-se, respectivamente, nos extremo norte e sul do continente.
A África é um dos continentes com maiores biodiversidade do mundo, devido ao seu clima - que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas.
Autora: Lélia